onde tudo começou
Joseph e o Método Pilates
O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates. Em 1914 o método foi utilizado no tratamento para enfermos e feridos na Primeira Guerra Mundial, adaptando as molas das camas ele criou vários acessórios, sempre em busca de solucionar o problema de cada um, mesmo nessa época com a escassez e dificuldades de recursos, Joseph foi elaborando seus aparelhos originais, dando ele os nomes de Reformer, Cadillac, Electric Chair, Wunda Chair, Full Barrel, Tower (guilhotina) e Pedipole.
O Pilates possui 6 princípios fundamentais que devem ser seguidos durante a realização dos exercícios, são eles:
Concentração: diz a respeito de prestar atenção nos movimentos e no exercício a ser executado, para que seja realizado corretamente.
Controle: este princípio depende do principio da concentração, quando realizado o exercício com concentração, pode-se controlar o movimento e todos os aspectos relacionados a ele.
Fluidez: A fluidez permite a transição suave dos movimentos.
Precisão: a precisão se refere a realizar a técnica de maneira precisa, para que os movimentos sejam feitos corretamente.
Respiração: a inspiração e expiração é um fundamental durante o exercício, a respiração quando realizada de maneira adequada, permite uma boa oxigenação dos tecidos durante o exercício.
Centralização: este principio junto com a respiração se concentram em fortalecer o “power house” tem como objetivo fortalecer esse centro estabilizando o tronco e proporcionando uma postura mais adequada.
Joseph Pilates estava seguro de que seus conhecimentos estavam 50 anos à frente da sua época. O tempo confirmou a verdade de suas afirmações. Sendo seu método utilizado até hoje em todo o mundo.
Joseph & Clara Pilates